URI Online Judge | 1804 | [P2][Univ]

Precisa-se de Matemáticos em Marte

Por Leandro Zatesko, UFFS BR Brazil

Timelimit: 1

Aconteceu na semana passada em Beberibe, CE, o VIII Latin-American Algorithms, Graphs and Optimisation Symposium (LAGOS 2015), uma conferência que reuniu matemáticos e cientistas da Computação do mundo todo para discutirem alguns desafios computacionais. A fim de que os participantes pudessem relaxar um pouco, os organizadores do evento contrataram buggies para levar os pesquisadores a alguns pontos turísticos da região. Os buggies saíram do hotel numa fila, um atrás do outro.

Quem conhece os passeios de buggy do Ceará sabe que o turista pode pedir ao bugueiro um passeio com emoção ou sem emoção. No entanto, a excursão do LAGOS contou com uma emoção extra. Como em Marte atualmente há uma carência de pesquisadores em Algoritmos, Grafos e Otimização, alienígenas marcianos começaram a abduzir alguns buggies, com todas as pessoas a bordo (inclusive o pobre bugueiro, que nada tinha a ver com a história). Foi muito triste nosso planeta ter perdido mentes tão brilhantes para Marte, mas a tragédia teria sido menor se cada bugueiro mantivesse atualizada a informação de quantas pessoas no total estavam nos buggies atrás dele — assim ele poderia perceber a aproximação da sonda alienígena e acelerar o buggy.

Entrada

Um inteiro N (1 ≤ N ≤ 105) constitui a primeira linha da entrada, o qual representa o número de buggies que deixaram o hotel. A segunda linha da entrada é constituída por N inteiros pi (1 ≤ pi ≤ 5, 1 ≤ iN), cada um representando o número de pessoas no buggy i (incluindo o bugueiro). Cada uma das linhas seguintes pode ser constituída:

Considere que o identificador i de um buggy não muda. Assim, o terceiro buggy a deixar o hotel deverá sempre ser identificado pelo inteiro 3, mesmo que os buggies 1 e 2 sejam abduzidos.

Saída

Para cada linha "? i", imprima uma linha contendo o número de pessoas da excursão ainda remascentes atrás do buggy i naquele momento. Mas não seja bugueiro (nada de pôr bugs em seu código)!

Exemplo de Entrada Exemplo de Saída

10
1 2 3 4 5 4 3 2 1 2
a 9
? 10
a 2
a 5
? 6
a 6
? 10

24
8
13