URI Online Judge | 2484

Abracadabra

Por João Marcos Salvanini Bellini de Moraes, IFSULDEMINAS BR Brazil

Timelimit: 1

No século XXII, uma doença devastadora atingiu mais da metade da população mundial. O governo está desesperado em busca de uma cura, pois há um grande risco de que a doença dizime toda a população. Os hospitais estão lotados e a aflição no olhar das pessoas é notável.

Nesta época, poucas pessoas têm acesso livre à internet, mas você é uma delas. Ao vasculhar a rede, você encontrou alguns textos dispersos sobre um amuleto de uma palavra mágica escrita em forma de um triângulo que cura doenças letais. Incrédulo mas esperançoso, você se lembrou de que a biblioteca do Sr. Severino tinha um livro um tanto inusitado, com a seguinte capa:

Então, você foi imediatamente à biblioteca. Chegando lá, ao ler somente o prefácio do livro, já confirmou tudo o que viu sobre os amuletos na rede, e em seguida, deu a si mesmo uma missão: espalhar palavras mágicas na rede em forma de um triângulo a fim de alertar as pessoas de que pode haver uma cura para a doença. Por consequência, se forem construídos amuletos em massa com palavras mágicas e estes forem entregues às pessoas, a doença pode ser aniquilada e a população, salva.

Para completar tal missão, você deverá começar pelo passo mais simples: escrever um programa que receba uma palavra e a transforme em um triângulo, tal como na capa do livro.

Entrada

A entrada contém vários casos de teste. Cada caso de teste é composto por uma palavra de 2 até 100 caracteres e sem espaços. A entrada termina com EOF (fim de arquivo).

Saída

Para cada caso de teste, imprima a palavra recebida em forma de um triângulo e lembre-se de deixar um espaço em branco entre cada letra, mas não deixe espaço em branco após a última letra de cada linha. Imprima uma linha em branco após cada caso de teste, inclusive após o último.

Exemplo de Entrada Exemplo de Saída

ABRACADABRA

HELPME

DIS

A B R A C A D A B R A

 A B R A C A D A B R

  A B R A C A D A B

   A B R A C A D A

    A B R A C A D

     A B R A C A

      A B R A C

       A B R A

        A B R

         A B

          A


H E L P M E

 H E L P M

  H E L P

   H E L

    H E

     H


D I S

 D I

  D