Por Guilherme Londe, PUC Goiás Brazil
Uma batalha épica entre dois exércitos inimigos está prestes a iniciar. Os dois exércitos estão distribuídos em um campo de batalha e estão separados entre si por um rio que cruza esse campo.
O campo é um retângulo de comprimento n e largura m. O rio é um segmento de reta com extremidades nos pontos (0, 0) e (n, m) e cuja espessura deve ser desconsiderada. Um soldado é definido pela sua habilidade hi e pelas coordenadas xi e yi de sua localização inicial. Um soldado pertence ao primeiro exército se está localizado acima do rio, isto é, está contido no triângulo {(0, 0), (0, m), (n, m)}, ou pertence ao segundo exército caso contrário. É garantido que nenhum soldado está sob o rio no momento inicial.
O nível de habilidade de um exército é a soma das habilidades de todos os soldados que pertencem a este exército. Escreva um programa que, dada a descrição do campo e de cada soldado, imprime o nível de habilidade de cada exército.
A primeira linha da entrada contém três inteiros n, m e s (1 ≤ n, m ≤ 109, 0 ≤ s ≤ 105), em que n e m correspondem ao comprimento e a largura do campo, respectivamente, e s representa o número de soldados no campo no momento inicial. Cada uma das próximas s linhas contém três inteiros, no qual a i-ésima linha contém os valores xi, yi e hi (0 ≤ xi ≤ n; 0 ≤ yi ≤ m; 0 ≤ hi ≤ 104).
Imprima uma linha que contém dois inteiros: o nível de habilidade do primeiro exército seguido pelo nível de habilidade do segundo exército, ambos separados por um espaço em branco.
Exemplos de Entrada | Exemplos de Saída |
3 2 3 |
7 2 |
5 9 7 |
9 21 |